|
| » »
Futebol » |
| |

Apresentação
Para qualquer time, ganhar um torneio internacional de relevância mundial e que afirme a sua equipe como uma das melhores do planeta é um objetivo a ser alcançado. Antes de 1960 não havia nenhum campeonato que desse ao clube vencedor este título de campeão mundial. Apenas dois clubes brasileiros, o Palmeiras (em 1951) e o Fluminense (em 1952), poderiam dizer que venceram um certame de relativa importância internacional: a Copa Rio dos referidos anos.
Em 1960, nos Estados Unidos, por ideia do milionário e apaixonado por esportes William Cox, foi criada a International Soccer League, que organizaria anualmente (até a sua extinção em 1965), um certame de âmbito mundial, reunindo os principais clubes de vários países.
Nesta primeira edição, os jogos seriam realizados apenas em Nova York e Nova Jersey. Nos anos seguintes, outras cidades como Chicago, Detroit, Boston e Los Angeles também assistiriam a algumas partidas.
O sucesso foi impressionante. Aproximadamente 150 mil pessoas assistiram aos 30 jogos da competição, o que dá uma média de cinco mil pagantes por partida. Nos Estados Unidos, onde o futebol era uma novidade, foi algo muito significativo.
Bill Cox levou para os Estados Unidos dez equipes europeias, uma sul-americana e montou um time, formado basicamente por imigrantes, para competir pela sua pátria: o New York Americans.
A única equipe sul-americana na competição seria proveniente do Brasil, o atual campeão mundial de futebol, com o título conquistado na Suécia em 1958. Como ainda não existia um Campeonato Brasileiro que pudesse apontar um representante para o Torneio Internacional, Bill Cox resolveu escolher um grande time, que em 1959 tivesse conquistado um título nos grandes centros (Rio ou São Paulo).
O Fluminense, campeão em 1959 no Rio de Janeiro, não poderia participar do evento por estar envolvido nos jogos do Torneio Rio-São Paulo, assim como o Palmeiras, campeão paulista, estaria na mesma competição. O convite, então, acabou chegando às mãos do Bangu, que era o atual vice-campeão carioca. O alvirrubro cancelou uma viagem marcada para a Europa, para poder disputar o primeiro Campeonato Mundial Interclubes, em Nova York, no período de 4 de julho a 6 de agosto.
Sem saber ao certo se aquela aventura pelas terras norte-americanas seria rentável financeiramente, o presidente Maurício César Buscácio, ao contrário dos dirigentes de Fluminense e Palmeiras, preferiu arriscar. Naquele momento, era mais importante o título do que os lucros – que, por conseguinte, também acabariam vindo.
Além dos 17 atletas que iriam honrar as cores do Bangu em Nova York, embarcaram no dia 30 de junho pela Varig, o chefe da delegação Sérgio Vasconcelos, o médico Ivon Côrtes, o jornalista da Rádio Nacional Antônio Cordeiro e obviamente, o nosso presidente Buscácio e o técnico Tim.
O Campeonato Mundial Interclubes seria disputado em dois grupos de seis times cada.
No Grupo A estavam:
Bayern Munchen (Alemanha Ocidental)
Burnley (Inglaterra)
Glenavon (Irlanda do Norte)
Kilmarnock (Escócia)
New York Americans (Estados Unidos)
Olympic Gymnaste Club Nice (França).
No Grupo B estavam:
Bangu (Brasil)
Estrela Vermelha de Belgrado (Iugoslávia)
Norrkoping (Suécia)
Sampdoria (Itália)
Sporting Lisboa (Portugal)
Rapid Wien (Áustria).
Foto:
Grêmio Literário José
Mauro de Vasconcelos |
 |
Campeão
Mundial - Torneio de Nova York 1960
(Da esquerda para direita) Em
pé: Joel, Ubirajara, Faria,
Ananias, Zózimo e Nilton dos
Santos; Agachados: Correia, Zé
Maria, Luís Carlos, Ademir da
Guia e Beto. |
|
D
E L E G A Ç Ã
O
|
|
Cargo
|
Nome
|
| Chefe
da delegação |
Sérgio
Vasconcelos |
| Médio |
Ivon
Cortes |
| Jornalista |
Antônio
Cordeiro (Rádio Nacional) |
| Presidente |
Maurício
Cesar Buscácio |
| Treinador |
Élba
de Pádua Lima (Tim) |
|
A
T L E T A S
|
1 – Ubirajara Gonçalves Motta
2 – Joel Martins da Fonseca
3 – Darci José de Faria
4 – Zózimo Alves Calazans
5 – Ananias Cruz
6 – Nilton dos Santos
7 – José Correia Ferreira
8 – José Maria da Silva (Zé Maria)
9 – Décio Esteves da Silva
10 – Válter Lino dos Santos
11 – Carlos Alberto de Macedo Ramalho (Beto)
12 – Aílton Caldas
13 – Mário Tito
14 – Paulo César de Macedo Fortes
15 – Ademir Ferreira da Guia
16 – Luís Carlos de Macedo Ramalho
17 – Durval Santana de Carvalho |
|
A
R T I L H E I R O S
|
Zé
Maria - 6 gols
Luis Carlos - 5 gols
Válter - 2 gols
Beto, Décio Esteves e Hugo -
1 gol |
|
|
 |
|
|
|
|
|
|
|
Estatísticas 2013 |
|
| Jogos |
17 |
| Vitórias |
4 |
| Empates |
5 |
| Derrotas |
8 |
| Gols Pró |
15 |
| Gols Contra |
18 |
| Saldo de Gols |
-3 |
| Aproveitamento |
33% |
|
|
|
|
|
Artilheiros 2013 |
|
Sérgio Júnior
|
7 |
Mayaro
|
2 |
Raphael Azevedo
|
1 |
Celsinho
|
1 |
Hugo
|
1 |
Eudes
|
1 |
Willen
|
1 |
Bernardo
|
1 |
|
|
|
|