Rio de Janeiro, quinta-feira, 20 de julho de 2017 - 13h21min
Clube
História
Estádios
Símbolos
Presidentes
Futebol
Jogos
Títulos
Atletas
Técnicos
Competições
Informação
Livros
Crônicas
Reportagens
Por onde anda?
Estatísticas
Gerais
Confrontos
Campanhas
Ranking CBF
Competições
Multimídia
Fotos
Áudios
Vídeos

» 1ª Página » Informa��o » Por onde anda?
JAIR NEVES, ex-jogador do Bangu
22/09/08
 

Jair: Defender é com ele mesmo

Normalmente, encontramos os grandes craques de 85 trabalhando ainda com o futebol, técnicos de alguma equipe, mas o zagueirão Jair Neves, atualmente com 46 anos, resolveu mudar radicalmente de ares.

Nascido em Guarulhos, mas criado em Queimados, Jair Neves é hoje Guarda Municipal ali no calçadão de Bangu. O vice-campeão brasileiro e carioca em 85 não quer mais saber de futebol, sua missão agora não é defender a meta de Gilmar, e sim defender a população do bairro.

Jair chegou ao Bangu por conta própria, passando por uma peneira na extinta Vila Hípica. Jogou nos juvenis, nos juniores e, em 1983, numa partida contra o Londrina no Estádio do Café, estreou entre os profissionais.

Seu melhor jogo ocorreu justamente em 1983, numa partida chuvosa contra o São Cristóvão, Jair marcou dois gols (veja o vídeo). Na época, a atuação serviu para garantir vaga entre os titulares e barrar Tecão.

Daí até 1986, Jair participou de 118 partidas com a camisa alvirrubra, com 61 vitórias, 39 empates e 18 derrotas, tendo marcado 5 gols. Até que chegou Mauro Galvão para o Campeoanto Brasileiro de 1986 e Jair, sem espaço, deixou o clube para rodar o interior paulista, paranaense e gaúcho.

Encerrou a carreira em 1995, no São Bento de Sorocaba, fez prova para a Guarda Municipal, passou e mudou de ares. Do futebol, guarda apenas dois amigos: Márcio Nunes e Ado.

Em relação ao momento atual do clube, Jair diz que vê o Bangu com tristeza. "Em vista do que foi, quando os coletivos de sexta lotavam, o estádio enchia aos domingos, tinha o apoio de Castor e uma estrutura de time grande que não tem mais".

Carlos Molinari
Pesquisador da história do Bangu Atlético Clube.
     
Livros
 
Estatísticas 2017
 
Jogos 20
Vitórias 5
Empates 6
Derrotas 9
Gols Pró 19
Gols Contra 32
Saldo de Gols -13
Aproveitamento 35%
Artilheiros 2017
 
Loco Abreu 3
Raphael Augusto 3
Rogerinho 2
Bruno Luiz 2
Leandro Chaves 1
João Guilherme 1
Guilherme 1
Carlinhos 1
Anderson Penna 1
Hygor Guimarães 1
Daniel Bueno 1
Marlon 1
Mauro Silva 1