Rio de Janeiro, quinta-feira, 20 de julho de 2017 - 13h24min
Clube
História
Estádios
Símbolos
Presidentes
Futebol
Jogos
Títulos
Atletas
Técnicos
Competições
Informação
Livros
Crônicas
Reportagens
Por onde anda?
Estatísticas
Gerais
Confrontos
Campanhas
Ranking CBF
Competições
Multimídia
Fotos
Áudios
Vídeos

» 1ª Página » Informa��o » Por onde anda?
GILSON GÊNIO, ex-jogador do Bangu
12/01/09
 

Achamos mais um craque de 1985: Gilson Wilson Francisco, apelidado carinhosamente de Gilson Gênio. Aos 51 anos, ele é hoje técnico dos juniores do Fluminense e fez questão de participar da coluna "Por onde anda".

Castor de Andrade comprou seu passe no início de 1985. Na época, ele atuava pelo Grêmio, embora ainda fosse jogador do América/RJ. Atuou no clube durante todo aquele ano mágico e relembra alguns momentos do time vice-campeão:

"Bati o primeiro pênalti naquela disputa com o Coritiba. Era um grupo maravilhoso, bem forte. Lembro claramente dos jovens Velto e Baby, dos zagueiros Jair e Oliveira, além dos meias Mário, Lulinha, Pingo e Israel".

Gilson não era o titular da ponta-esquerda, no seu lugar estava Ado - que viria a perder o pênalti decisivo na final. Gilson gosta de contar que depois daquele jogo contra o Coritiba, o Bangu enfrentou o Goytacaz na estréia do Campeonato Carioca. Vitória por 1 x 0, com um gol do ponteiro no segundo tempo.

"Foram vários melhores momentos, não dá para destacar um só. Talvez todos que vivi em Bangu" - conta. Gilson, no entanto, atuou pouco: fez apenas 23 partidas (15 vitórias, 4 empates e 4 derrotas) e marcou 5 gols.

Sobre o destino do Bangu no Campeonato Carioca de 2009, Gilson Gênio - apesar de estar do lado tricolor - é diplomático: "Foi um momento de transição. O Bangu não se preparou para perder o apoio do Castor. Eu espero que o time volte bem, forte e que faça boa figura como sempre fez".

Carlos Molinari
Pesquisador da história do Bangu Atlético Clube.
     
Livros
 
Estatísticas 2017
 
Jogos 20
Vitórias 5
Empates 6
Derrotas 9
Gols Pró 19
Gols Contra 32
Saldo de Gols -13
Aproveitamento 35%
Artilheiros 2017
 
Loco Abreu 3
Raphael Augusto 3
Rogerinho 2
Bruno Luiz 2
Leandro Chaves 1
João Guilherme 1
Guilherme 1
Carlinhos 1
Anderson Penna 1
Hygor Guimarães 1
Daniel Bueno 1
Marlon 1
Mauro Silva 1