Rio de Janeiro, sábado, 22 de julho de 2017 - 03h50min
Clube
História
Estádios
Símbolos
Presidentes
Futebol
Jogos
Títulos
Atletas
Técnicos
Competições
Informação
Livros
Crônicas
Reportagens
Por onde anda?
Estatísticas
Gerais
Confrontos
Campanhas
Ranking CBF
Competições
Multimídia
Fotos
Áudios
Vídeos

» 1ª Página » Informa��o » Por onde anda?
FERNANDINHO, ex-jogador do Bangu
05/09/11
 

Cláudio Fernando Andreza, o ponta-direita Fernandinho, pequenino e habilidoso, jogou no Bangu entre 1976 e 1978. Hoje, aos 55 anos, procurou o Bangu.net para falar de sua carreira e dar o ar da graça.

Atualmente, ele é supervisor de uma empresa que presta serviços para a Light, não acompanha o dia a dia do Bangu, mas torce para que o clube dê a volta por cima e figure, em algum momento, entre os grandes do Rio.

Fernandinho começou sua carreira nas categorias de base do clube, aparecendo no time profissional no Campeonato Carioca de 1976, substituíndo o ponta Roberto Carlos, numa partida contra o Americano, no Godofredo Cruz.

Foi campeão do Torneio da Integração 1976 e do Torneio Hilton Gosling 1977, mesmo sendo reserva durante as duas competições. No total, Fernandinho fez 62 jogos com a camisa alvirrubra, com 18 vitórias, 16 empates e 28 derrotas. Marcou apenas três gols, só que um deles virou "Gol do Fantástico" pela beleza da jogada. O ponta-direita correu desde o campo de defesa do Bangu, driblou o zagueiro Russo e o goleiro País e tocou para as redes, numa jogada épica, que decretou a nossa vitória por 2 a 0 sobre o América.

Amigo de Serjão, Luisão, Ademir Batista, Sérgio Cosme e Jair Pereira até hoje, Fernandinho jogou também no Linhares (ES), Madureira, Avaí e Leônico.

A memória de Fernandinho guarda inúmeros fatos que ocorreram nos anos 70 em Moça Bonita, "dava até para escrever um livro", diz ele. Uma das melhores histórias ocorreu na véspera de um jogo contra o Flamengo. No carteado da concentração, ele, Ademir e Belisário ganharam, com muita roubalheira, do goleiro Luiz Alberto, que acabou perdendo muito dinheiro nessa história. O goleirão banguense, sempre confiável, não digeriu bem a história e no jogo, ainda pensando no dinheiro que perdeu, levou 4 gols do Fla, decretando uma vexatória derrota banguense por 4 a 1.

Carlos Molinari
     
Livros
 
Estatísticas 2017
 
Jogos 20
Vitórias 5
Empates 6
Derrotas 9
Gols Pró 19
Gols Contra 32
Saldo de Gols -13
Aproveitamento 35%
Artilheiros 2017
 
Loco Abreu 3
Raphael Augusto 3
Rogerinho 2
Bruno Luiz 2
Leandro Chaves 1
João Guilherme 1
Guilherme 1
Carlinhos 1
Anderson Penna 1
Hygor Guimarães 1
Daniel Bueno 1
Marlon 1
Mauro Silva 1