Rio de Janeiro, segunda-feira, 24 de julho de 2017 - 21h50min
Clube
História
Estádios
Símbolos
Presidentes
Futebol
Jogos
Títulos
Atletas
Técnicos
Competições
Informação
Livros
Crônicas
Reportagens
Por onde anda?
Estatísticas
Gerais
Confrontos
Campanhas
Ranking CBF
Competições
Multimídia
Fotos
Áudios
Vídeos

» 1ª Página » Informação » Reportagens

BANGU ATLÉTICO CLUBE: 98 ANOS

Foto Arquivo Jornal dos Sports
O TIMAÇO do Bangu da década de 50: de pé, a partir da esquerda: DécioI, Fernando, Darci, Lito, Zózimo e Nílton Santos; agachados, Calazans, Hílton, Zizinho, Décio Esteves e Nívio

Foguete no ar
Fo
nte: Jornal dos Sports

A torcida do Bangu tem um motivo especial para comemorar. Hoje, o clube completa 98 anos de existência dedicada ao esporte e, em especial, ao futebol. No dia 17 de abril de 1904, o Bangu Athletic Club era fundado por funcionários da Fábrica de Tecidos Bangu, na sua maioria vindos da Inglaterra. A sede ficava na Rua Estevão (atualmente, Rua Cônego de Vasconcelos).

Segundo a ata da fundação, o Bangu seria destinado ao cricket, ao tênis e ao futebol, mas foi este que lhe garantiu glórias e popularidade. Se os últimos anos não foram os melhores, resta a esperança de se repetirem os feitos do passado num futuro próximo, fazendo valer, assim, o que diz o hino: "O Bangu tem também a sua história, a sua glória."


Foguete no ar: Bangu comemora 98 anos de vida
Fo
nte: Jornal dos Sports (Rafael Nicolay)

A história do clube está diretamente ligada à Fábrica de Tecidos Bangu. Em 1903, trabalhadores ingleses chegaram para trabalhar na fábrica e entre eles surgiam os primeiros comentários sobre um novo esporte: o futebol. Entusiasmados, brasileiros e ingleses decidiriam praticá-lo num campo improvisado ao lado das salas de trabalho. Bolas e chuteiras foram importadas da Inglaterra e logo o esporte começava a se tornar mania na região.

A origem ligada à classe operária promoveu uma das maiores contribuições do clube ao futebol brasileiro. Na vitória por 3 a 2 sobre o Fluminense, no dia 14 de maio de 1905, o Bangu contou com Francisco Carregal, o primeiro jogador negro a atuar por um clube de futebol no país.

As duas maiores conquistas são antigas: os títulos de 33 e 66. Os torcedores podem estar insatisfeitos, mas ainda há a esperança de que, caminhando para o centenário, o Bangu possa lhes dar alegria. É o que pretende o presidente Rubens Lopes, no cargo há pouco menos de um ano.

Para ele, uma medida imprescindível será investir na área social do clube, tendo como objetivo atrair o maior número de sócios possível. "A função primordial de um clube é fornecer lazer para seus associados. Temos investido mais nesse sentido, tentando fazer com que as pessoas se sintam atraídas para chegar a Bangu e ser do nosso clube", afirmou Lopes, citando a revigoração da natação, abandonada há mais de dez anos, como uma melhoria fornecida no seu mandato.

Mas ele mantém os pés no chão. "Estamos crescendo aos poucos, sem ultrapassar nosso limite financeiro. No Bangu, usamos a razão para fazer negócios", avaliou.

O time não fez boa campanha no Torneio Rio-São Paulo, mas pelo menos estará na próxima edição. No Estadual, a quinta posição no primeiro turno, após estar nas últimas colocações, serve como esperança de conseguir uma vaga na segunda fase. No domingo, o Bangu estreará no returno, contra o Botafogo.

. . . . . . . . . . . .

Leia abaixo as mensagens enviadas parabenizando o clube

Nome: Carlos Molinari
E-mail: carlosmrs@hotmail.com
Mensagem: Já dizia Machado de Assis: "Os centenários não são blocos inteiros, fazem-se de pedaços." E é assim que eu vejo a história do Bangu Atlético Clube. Quem poderia imaginar que aquela associação modesta, idealizada por técnicos fabris ingleses iria sobreviver todos esses anos? Ao longo de sua história, enfrentando todas as adversidades, o Bangu marcou seu nome, alternou períodos, viveu e venceu. Pra mim, sinceramente, é a mais importante instituição deste mundo. Ao qual eu sou sempre grato e ao mesmo tempo, sempre me culpo por não ter feito mais pelo pavilhão alvirrubro.
Espero que este seja o pensamento de todos que vivem o dia-a-dia do clube: que todos os nossos esforços ainda é pouco frente ao que o Bangu representa.

. . . . . . . . . . . .

Nome: Maria Isabela Guedes (www.mulatinhosrosadosnet.hpg.ig.com.br)
E-mail: isabelaguedes@bol.com.br
Mensagem: Parabenizo ao meu Clube Amado Carioca, The Bangu Athletic Club,pelas suas 98 primaveras de muita paixão e de pouquíssiams glórias do presente. saudações Alvi-Rubras, Maria Isabela Guedes.

. . . . . . . . . . . .

Nome: Nazareno D. Angulski
E-mail: naza@newsite.com.br
Mensagem: Gostaria que esta data gloriosa para todos os torcedores e dirigentes banguenses servisse principalmente de reflexão para perceber que as conquistas do passado servem apenas de referência para realizar no presente alguma coisa de melhor do que realizamos no passado.
As organizações, assim como as pessoas, nascem, desenvolvem-se e desaparecem.
Entretanto as organizações gerenciadas com competência se perpetuam.
O gerenciamento moderno pressupõe-se: liderança, trabalho em equipe, objetivos bem definidos e acima de tudo prazer em realizar algo de bom para uma sociedade e coletividade.
Portanto neste dia 17 de abril de 2002, bem como nos demais dias deste e de outros anos, desejo principalmente muita sabedoria para as pessoas que dirigem esta lenda do futebol brasileiro.
Parabéns pelos 98 anos de existência do BANGU A.C.
Nazareno Dalsasso Angulski
Florianópolis-SC

. . . . . . . . . . . .

Nome: Frederico Cruz
Mensagem: Parabéns a todos os torcedores e funcionários, pelos 98 anos de história do grande time da zona oeste do Rio. Mesmo sendo Tricolor, quero desejar muito sucesso e que o Bangu possa reviver seus tempos de glória, e assim se colocar novamente entre os grande clubes do Rio de Janeiro, lugar do qual nunca deveria ter saido. Mais uma vez Parabéns.

. . . . . . . . . . . .

Nome: Luiz Eduardo Lages
E-mail: lages@algonet.se
Mensagem: Parabenizo o Bangu Atlético Clube pelo dia 17 de abril, quando está completando 98 anos de glórias, engrandecendo o futebol brasileiro com sua rica e belíssima história.
Luiz Eduardo Lages
Jornalista radicado na Suécia e torcedor do Bangu.

. . . . . . . . . . . .

Nome: Luciano
E-mail: spby@bol.com.br
Mensagem: parabéns Bangu pelo seus 98 anos de história espero que daqui para frente estas histórias sejam das melhores possíveis PARABÉNS BANGU 98 ANOS DE HITÓRIA
ASS:LUCIANO MOTASOARES.

. . . . . . . . . . . .

Nome: Cleto Carlos da Silva
E-mail: cletocarlos@uol.com.br
Mensagem: Prezados Amigos:

Solicito que enviem a todos os nossos torcedores uma mensagem que marque a passagem dos 98 aninhos do nosso clube.
Queria sugerir que fosse feita uma camisa especial em comemoração para venda aos torcedores. Apesar de n estarmos bem nos campeonatos, vamos sempre estar com nosso time.
Um abraço e nossos parabéns a todos os torcedores.
Cleto.

. . . . . . . . . . . .

Nome: Léo
E-mail: leoicet@terra.com.br
Mensagem: "BANGU SEM VOCÊ NÃO EXISTIRIA A MALANDRAGEM , O FOLCLORE , A ALEGRIA , OS NEGROS (ASSIM COMO VASCO) , A UNIÃO SAMBA FUTEBOL E PRINCIPALMENTE NÃO EXISTIRIA SIMPLESMENTE BANGU -PEQUENO NO NOME , GRANDE EM NOSSOS CORAÇÕES"' FELICIDADES LÉO VASCAÍNO DO IMPÉRIO SERRANO.

. . . . . . . . . . . .

Nome: SAULO T. MOURA
E-mail: demoura.st@bol.com.br
Mensagem: Aprendi a gostar de futebol com dois grandes times na década de sessenta. O Santos de Pelé e o meu eterno amor, o BANGU FUTEBOL CLUBE, que sem dúvida foi uma das maiores equipes brasileiras dessa época de ouro de nosso futebol. Como mensagem de otimismo, será que não podemos criar um centro formador de craques com apoio do Estado e empresas? A zona oeste do Rio é carente de alternativas para nossos jovens. Vamos pensar nisso? Muitas felicidades para toda a família banguense!!!
Saulo T. Moura
Cuiabá - MT

. . . . . . . . . . . .

Nome: Geraldo de Alvarenga Freire
E-mail: geraldo.freire@bol.com.br
Mensagem: QUERO PARABENIZAR O BANGU DO MEU CORAÇÃO PELO SEU ANIVERSÁRIO E ESPERAR QUE A PARTIR DE HOJE O CLUBE ALCANCE TODOS OS SEU OBJETIVOS, TANTO NOS GRAMADOS COMO NO SEU QUADRO SOCIAL. DO TORCEDOR FIEL
GERALDO DE A. FREIRE

. . . . . . . . . . . .

Nome: Leandro Ferreira
E-mail: leandrofbf@bol.com.br
Mensagem: PARABÉNS BANGU
A família banguense está em festa e merece dupla comemoração, pelo aniversário e por ter livrado o rebaixamento no rio-sp. São 98 anos de tradição e serviços prestados ao futebol brasileiro,de emoções,sufocos, mas acima de tudo de muito amor a camisa alvi rubra. Esperamos um maior empenho da diretoria no sentido de reerguer o clube,para q possamos ter mais alegrias. Afinal o bangu mora no nosso coração.Bangu,eternamente Bangu. Um abraço
Leandro Ferreira
Bangu - RJ

. . . . . . . . . . . .

Nome: Aldemar Lima dos Santos
E-mail: aldemar.cgm@pcrj.rj.gov.br
Mensagem: Parabéns meu glorioso Bangu!!!
Vamos começar a nos preparar para a comemoração do centenário daqui a 2 anos e pra isso precisamos de um título!!! Alo presidente, vamos investir no nosso time!!!
AQUELE ABRAÇO A TODA A FAMILIA BANGUENSE
FUI!!!

. . . . . . . . . . . .

Nome: Sérgio Alcindo
Mensagem: Meu pai era torcedor do Bangu e desde 1953 me levava ao Maracanã para torcer pelo seu time. Vi bons e maus momentos e até hoje me emociono e me orgulho quando me lembro deles. Parabéns meu BANGU pelos seus 98 anos de vida. Obrigado por existir e continuar me emocionando durante todos estes anos que estamos vivendo juntos.

. . . . . . . . . . . .

Nome: Wilton Jordão
E-mail: wiltonj@petrobras.com.br
Mensagem: Em primeiro lugar Saudações Banguenses..
Espero que consigamos melhorar neste segundo semestre e nosso BANGU consiga as glórias que merece, não só no futebol, mas tambem em outros esportes e no convivio social.
Um abraço forte de um eterno banguense,

. . . . . . . . . . . .

Nome: Lauro
E-mail: acb071@cvrd.com.br
Mensagem: Grande Bangu,
sou banguense desde 1965 e quero parabenizar o meu clube de coração pelos 98 anos alcançados, esperando que no centenário seja um ano impar para o Bangu.

Saudações banguense,
Lauro
Vitória - ES

. . . . . . . . . . . .

Nome: WASHINGTON NAKAMURA
E-mail: nakallanas@aol.com.br
Mensagem: PARABÉNS AO MEU QUERIDO BANGU,98 ANOS QUE PARA MIM FORAM TODOS DE GLÓRIAS.
TENHO UM ORGULHO MUITO GRANDE DE SER TORCEDOR DO BANGU,SEMPRE ACOMPANHEI O CLUBE E NUNCA O DEIXEI, ESTOU PRESENTE SEMPRE QUE POSSO, POIS MORO NO ESPIRITO SANTO A UM(1) ANO E CERTAMENTE AS DIFICULDADES SAO MUITAS.
FACO AQUI UM APELO AOS DIRETORES, NAO BASTA ESTAR NO BANGU, É PRECISO AMAR DE VERDADE O BANGU, ASSIM COMO EU.
OBRIGADO PAULO PELA OPORTUNIDADE SAUDAÇÕES A VOCÊ E A TODOS OS BANGUENSES.
FELIZ ANIVERSÁRIO
NAKAMURA
VILA VELHA-ES

. . . . . . . . . . . .

Nome: Cesar Mendes
E-mail: mexrio@yahoo.com
Mensagem: MUITAS FELICIDADES MUE GRANDE BANGU GRANDE DAS DECADAS DE 60 E 80 ! ESSE BANGU QUE NOS DEU GLORIAS QUEREMOS VERLO BRILHAR OUTRAS VEZES!
UM ABRACO A TODOS BANGUENSES !
CESAR MENDES

     
Livros
 
Estatísticas 2017
 
Jogos 20
Vitórias 5
Empates 6
Derrotas 9
Gols Pró 19
Gols Contra 32
Saldo de Gols -13
Aproveitamento 35%
Artilheiros 2017
 
Loco Abreu 3
Raphael Augusto 3
Rogerinho 2
Bruno Luiz 2
Leandro Chaves 1
João Guilherme 1
Guilherme 1
Carlinhos 1
Anderson Penna 1
Hygor Guimarães 1
Daniel Bueno 1
Marlon 1
Mauro Silva 1