Rio de Janeiro, sábado, 22 de julho de 2017 - 03h47min
Clube
História
Estádios
Símbolos
Presidentes
Futebol
Jogos
Títulos
Atletas
Técnicos
Competições
Informação
Livros
Crônicas
Reportagens
Por onde anda?
Estatísticas
Gerais
Confrontos
Campanhas
Ranking CBF
Competições
Multimídia
Fotos
Áudios
Vídeos

» 1ª Página » Informação » Reportagens


PARA A GAROTADA VER ONDE A FARRA PODE ACABAR

Trajetória de Marinho, das noitadas à dependência das drogas e a tentativa de dar a volta por cima, é a melhor lição para os craques mais jovens sobre os perigos da vida

O drama da personagem Mel, interpretada por Débora Falabella, que vive uma jovem drogada em 'O Clone', fez o ex-jogador Marinho voltar no tempo. A exemplo de Glória Perez, autora da novela, Marinho faz um alerta contra os efeitos nocivos das drogas na saúde e também no bolso das pessoas e, especialmente, dos jogadores de futebol.

Ex-drogado assumido, ele não deixa passar em branco nenhuma oportunidade de condenar o uso de qualquer substância tóxica. "Sou um exemplo vivo de que o vício coloca tudo a perder", comenta o ex-atacante.

O desastre financeiro foi inevitável. A situação está até hoje preta para o outrora milionário Marinho - ex-Bangu, Atlético-MG, Botafogo e seleção brasileira. A maré está tão braba que o ex-jogador está chupando gelo, para economizar água, como salienta, pois não perde o bom humor.

Morando de favor na casa de uma tia de Lisa Mineli, sua mulher, no bairro de Bangu, Marinho confessa ter jogado pela janela a carreira e a fortuna. Gastou tudo que tinha com mulheres, farras e drogas. Hoje, ele vive uma vida regrada, de dinheiro contado. "Ando tão duro que faço macumba com um tablete de caldo de frango, porque a verba não dá para comprar uma galinha", diverte-se o ex-craque banguense.

Nem sempre foi assim. No auge da carreira, em 89, Marinho tinha seis carros na garagem. Um Mercedes, um Santana, um Monza e uma caminhonete, todos do ano, além de um Chevette e um Fusca. Atualmente, a garagem da casa onde vive está vazia. "Vazia, nada. Temos três bicicletas", tenta brincar o ex-jogador.

Em seguida, Marinho fecha o sorriso, olha para um ponto qualquer no horizonte e se lamenta. "Nunca pensei que teria um fim de carreira tão dramático. Sou o exemplo vivo para qualquer jogador de futebol".

Marinho ressalta que, se tivesse o dom de voltar no tempo, gostaria de retornar uns 20 anos. "Mas com a cabeça que tenho agora. Meus filhos teriam conforto. Minha mulher, uma vida de rainha. Com certeza, não estariam neste sufoco", arrepende-se.

Treinando o time juvenil do Bangu e coordenando as divisões de base do clube, ele sonha voltar aos tempos de glórias, como técnico de um grande clube. Casado com Lisa Mineli há 12 anos, o ex-ponta perdeu todo o patrimônio para a primeira mulher, Tânia, que mora em Belo Horizonte, com outros dois filhos. "Fiquei na 'pela'. Ela levou tudo. Mas, com a vida que eu levava, acabaria mesmo perdendo os bens. Deixa ela para lá...", resigna-se.


OS CONSELHOS

1 - "Cuidado com mulher muito bonita. No fundo, ela só quer saber de dinheiro."
2 - "Essas mulheres lindas não têm amor por jogador feio. Seja sempre malandro. Dê uma de abelha: dá uma picada e vai embora."
3 - "Compre terra. Terra não acaba nunca. É tão valiosa que somos enterrados nela."
4 - "Sou o exemplo maior do otário. Do menino pobre que um dia deslumbrou e jogou a vida pela janela."
5 - "Não se envolva nunca com drogas. Ela geralmente vem acompanhada de uma mulher bonita, que se insinua, usa tóxico e você acaba entrando na dela."
6 - "Acredite: a droga é um caminho sem volta."
7 - "Procure uma religião. Se apegue a Deus. Um Atleta de Cristo dificilmente se desvia do caminho do bem."
8 - "Estude bem o comportamento dos seus amigos. Na maioria das vezes, eles torram seu dinheiro e depois somem, diante do seu fracasso."
9 - "Quando parar com a bola, não queira continuar tendo vida de 'boleiro'. O dinheiro um dia acaba."
10 - "Antes de fazer bobagens, pense nos seus filhos e nos seus pais. Eles acabarão sendo as maiores vítimas dos seus erros."


Fonte: Jornal O Dia, 20/04/2002. Repórter: Mauro Leão.

     
Livros
 
Estatísticas 2017
 
Jogos 20
Vitórias 5
Empates 6
Derrotas 9
Gols Pró 19
Gols Contra 32
Saldo de Gols -13
Aproveitamento 35%
Artilheiros 2017
 
Loco Abreu 3
Raphael Augusto 3
Rogerinho 2
Bruno Luiz 2
Leandro Chaves 1
João Guilherme 1
Guilherme 1
Carlinhos 1
Anderson Penna 1
Hygor Guimarães 1
Daniel Bueno 1
Marlon 1
Mauro Silva 1