Rio de Janeiro, sábado, 22 de julho de 2017 - 03h44min
Clube
História
Estádios
Símbolos
Presidentes
Futebol
Jogos
Títulos
Atletas
Técnicos
Competições
Informação
Livros
Crônicas
Reportagens
Por onde anda?
Estatísticas
Gerais
Confrontos
Campanhas
Ranking CBF
Competições
Multimídia
Fotos
Áudios
Vídeos

» 1ª Página » Informação » Reportagens

BANGU TERÁ SUA HISTÓRIA DIGITALIZADA
Grêmio literário ganha apoio da prefeitura para pôr imagens de seu acervo na internet

O passado digitalizado para que crianças e adultos possam, num futuro bem próximo, ter acesso às histórias do bairro e às suas origens. O Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos, de Bangu, vai transpor o seu acervo de livros e 2.800 fotos históricas para a internet. O objetivo é produzir um site em que estudantes das redes pública e privada e moradores da região possam ter acesso rápido a material de pesquisa sobre o bairro, que abrigou a primeira indústria têxtil do país: a Fábrica de Tecidos Bangu.

Segundo Vladimir Cavalcanti, um dos idealizadores do projeto da biblioteca virtual, o objetivo do grêmio é democratizar e facilitar o acesso à informação:

- Bangu talvez seja o bairro de história mais rica do subúrbio. Temos fotos, livros e revistas que hoje estão restritos à pesquisa aqui no grêmio. O manuseio deste material, em grande parte já fragilizada e desgastada pelo tempo, poderia ser feito pela internet. Muitas empresas e órgãos públicos têm projetos de acervos digitais. E nós gostaríamos de fazer o mesmo.

Foto: Simone Marinho (Jornal O Globo)
MEMBROS DO GRÊMIO literário manuseiam parte do acervo: democratização da história de Bangu

Além da digitalização do acervo, o grêmio quer também criar um espaço em suas instalações para consulta pública à biblioteca virtual. O objetivo é beneficiar os moradores que ainda não têm computador em casa.

O projeto, que não tinha patrocínio, ganhou reforço considerável esta semana para sair do papel. A idéia foi abraçada pelo secretário municipal das Culturas, Ricardo Macieira, que disse que vai custear o trabalho de criação do site.

- Eles apresentaram a idéia e nós aprovamos. Vamos criar a biblioteca virtual. É preciso apenas tratar dos trâmites administrativos para iniciar o trabalho. Pretendo me reunir com eles esta semana para formalizar um convênio - adianta o secretário.


Imagem de 1893 está no material

Reprodução (Jornal O Globo)
OPERÁRIOS DA FÁBRICA de Tecidos Bangu e seus parentes na inauguração, em 1893

A digitalização da história de Bangu faz parte de um projeto mais amplo do Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos, que inclui a expansão do espaço físico da entidade. Ocupando uma casa de 90 metros quadrados na Rua Silva Cardoso 349-A, no centro de Bangu, o grêmio vem pleiteando à direção da 17 Região Administrativa a cessão da área ocupada pela biblioteca da R.A., que fica num prédio ao lado da instituição.

De acordo com o presidente do grêmio literário, Benevenuto Rovere Neto, as negociações estão avançadas. Se ganhar o espaço, a entidade pretende criar uma sala para seminários e outras duas para oficinas de arte. A biblioteca do grêmio, que hoje se espreme na área disponível, seria expandida. Além disso, seria criada uma sala apenas para acesso à biblioteca virtual:

- O grêmio fará dez anos em 2004. Somente neste prédio estamos há sete anos. Temos conversado com o diretor da Região Administrativa, Wagner Júlio Reis Ferreira, e ele está bastante permeável ao projeto, ajudando-nos muito.

Reprodução (Jornal O Globo)
ARQUIBANCADA DE MOÇA BONITA na década de 60: grande torcida

Sem fins lucrativos, o grêmio se mantém atualmente, segundo o artista plástico Clécio Régis, com a renda angariada com as oficinas de arte que promove e da contribuição de sócios.

O acervo que está para ser digitalizado tem, além das cerca de 2,8 mil fotos antigas, 800 imagens mais recentes, registradas nas ruas durante as obras do Rio Cidade. A entidade conta ainda com 1.200 livros.

- Se o espaço nos for cedido, queremos fazer uma obra que permita mudar a cara do acesso ao grêmio. Nossa idéia é fazer a entrada com a imagem de um grande livro aberto — explica Régis.

Reprodução (Jornal O Globo)
COMEMORAÇÃO DO CINQÜENTENÁRIO do Bangu Atlético Clube

A digitalização do acervo do grêmio literário permitirá aos internautas acessarem imagens raras como a foto mais antiga dos funcionários da Fábrica de Tecidos Bangu, tirada na inauguração, em 1893. Há também registros do jogador do Bangu Zózimo, sendo condecorado pelo Campeonato Mundial de 1958, e do estádio de Moça Bonita.


Abrindo espaço para o grêmio

Reprodução (Jornal O Globo)
JUSCELINO KUBITSCHEK condecora o jogador Zózimo pelo Mundial de 1958

O subprefeito de Bangu, Jorge Felippe, diz que a chance de o Grêmio Literário José Mauro de Vasconcelos ganhar mais espaço é grande. Ele diz que a subprefeitura se mudará.

Qual a chance de o grêmio ter seu pleito por mais espaço atendido?
JORGE FELIPPE: As possibilidades são muito boas. Vou me reunir com o pessoal do grêmio e da direção da 17 R.A. para que juntos tomemos uma decisão.

Como isso se daria?
JORGE FELIPPE: O prédio da R.A. está sendo reformado. Com isso, alguns departamentos podem vir a mudar de lugar, abrindo espaço para o grêmio. É minha idéia também levar a subprefeitura para o centro do bairro. Gostaria que ela fosse para a R.A., permitindo que todos os serviços municipais se concentrassem num só local.

Fonte: Jornal O Globo - Bairros: Zona Oeste (Repórter: Isabela Bastos), 04/05/2003.

     
Livros
 
Estatísticas 2017
 
Jogos 20
Vitórias 5
Empates 6
Derrotas 9
Gols Pró 19
Gols Contra 32
Saldo de Gols -13
Aproveitamento 35%
Artilheiros 2017
 
Loco Abreu 3
Raphael Augusto 3
Rogerinho 2
Bruno Luiz 2
Leandro Chaves 1
João Guilherme 1
Guilherme 1
Carlinhos 1
Anderson Penna 1
Hygor Guimarães 1
Daniel Bueno 1
Marlon 1
Mauro Silva 1