Rio de Janeiro, sexta-feira, 22 de setembro de 2017 - 12h16min
Clube
História
Estádios
Símbolos
Presidentes
Futebol
Jogos
Títulos
Atletas
Técnicos
Competições
Informação
Livros
Crônicas
Reportagens
Por onde anda?
Estatísticas
Gerais
Confrontos
Campanhas
Ranking CBF
Competições
Multimídia
Fotos
Áudios
Vídeos

» 1ª Página » Informação » Reportagens

DOMINGOS DA GUIA: O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO MAIOR ZAGUEIRO DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO

Dizem que brasileiro tem memória curta. A frase, em parte, é verdadeira. Mas só para alguns acontecimentos, porque quando o assunto é futebol, a memória do brasileiro é pra lá de prodigiosa. Será que alguém aí se esqueceu das proezas de Pelé e Garrincha? Ou da tragédia, em pleno Maracanã, no final da Copa de 1950, quando o Uruguai derrotou o Brasil? Ou dos gols de Zico, dos passes de Gerson e da marra de Romário?

Pois o futebol brasileiro é tão cheio de referencias, que até os torcedores mais jovens, aqueles que não viram determinados craques jogarem, mas que ouviram as histórias sobre eles, sempre contadas pelos mais velhos, não têm dúvidas na hora de enaltecer esses craques; são capazes até de comentar suas jogadas mais famosas. Esse é o caso de Domingos da Guia, um craque que começou a jogar em 1928, numa época em que não havia televisão.

Domingos da Guia jogou nos maiores clubes do Brasil, da Argentina e do Uruguai, onde ganhou o apelido de El Divino. Defendeu o Brasil na Copa de 1938, quando ficamos em terceiro lugar. E para os amantes do futebol-arte, àqueles que gostam de escalar o time dos nossos sonhos, Domingos da Guia é titular absoluto da zaga da seleção.

Domingos da Guia, o maior zagueiro da história do futebol brasileiro, é o assunto no De Lá Pra Cá. Participam deste programa os jornalistas Marcos de Castro e Sergio Cabral, o jogador master do Palmeiras e filho de Domingos, Ademir da Guia, e o atleta do Bangu José Carlos Tames Moura.


Jornalistas: Ancelmo Gois e Vera Barroso
Fonte: Programa De Lá Pra Cá, exibido em 21/10/2012, pela TV Brasil.

     
Livros
 
Estatísticas
 
Jogos 4.133
Vitórias 1.728
Empates 979
Derrotas 1.426
Gols Pró 7.305
Gols Contra 6.332
Saldo de Gols 973
Artilheiros
 
Ladislau 231
Moacir Bueno 203
Nívio 152
Menezes 137
Zizinho 125
Luís Carlos 119
Paulo Borges 109
Décio Esteves 98
Arturzinho 93
Marinho 83