Fundado em 17 de abril de 1904
Clube
História
Estádios
Símbolos
Presidentes
Futebol
Jogos
Títulos
Atletas
Técnicos
Competições
Informação
Livros
Crônicas
Reportagens
Por onde anda?
Estatísticas
Gerais
Confrontos
Campanhas
Ranking CBF
Competições
Multimídia
Fotos
Áudios
Vídeos

» 1ª Página » Informação » Notícias » Jogos

31/07/1904 - BANGU 6 x 0 ANDARAÍ

FICHA TÉCNICA
Competição:
Amistoso
Local:
Jardim da Fábrica Bangu
Árbitro:
Mr. Moreton
William Procter, James Hartley e José Villas Boas; Augusto Rosemberg, Clarence Hibbs e William Hellowell; Andrew Procter, Thomas Donohoe, John Stark, Francisco de Barros e Fred. Jacques.
Tom Emery, Fred Geldeards e Fred Smith; Harry Softon, Jack Farrington e Tom Harrison; M. Smith, Aníbal Bibiano; R. Cross, Geson Smith e Jack Walmsley.
No 1º tempo: Frederich Jacques, John Stark e Thomas Donohoe. No 2º tempo: John Stark (3).

. . . . . . . . . . . . . . .

Fonte: Jornal do Commercio

O texto abaixo não foi atualizado, mantendo-se a escrita original da época.

Com bastante concorrência realizou-se no domingo, 31 do mês próximo passado, no campo do Bangu Athletic Club, um interessante match de football, entre o team deste club e o team do Andaraí.

O team do Andaraí foi o seguinte: Tom Emery, Fred Geldeards e Fred Smith; Harry Softon, Jack Farrington e Tom Harrison; M. Smith, Aníbal Bibiano; R. Cross, Geson Smith e Jack Walmsley.

O team do Bangu foi assim constituído: William Procter, James Hartley e José Villas Boas; Augusto Rosemberg, Clarence Hibbs e William Hellowell; Andrew Procter, Thomas Donohoe, John Stark, Francisco de Barros e Fred. Jacques.

Coube o kick-off ao Andaraí, que partiu logo com um rush, porém foram repelidos pelos full-backs. Os forwards do Bangu Athletic Club levaram a bola para o gol do adversário, não podendo fazer o ponto, devido à boa defesa dos backs e do goal-keeper do Andaraí, tendo sido alguns bons chutes parados pelo goal-keeper Emery e os backs, que jogaram muito bem.

Pouco depois foi marcado o 1º gol para o Bangu de um bom chute de Jacques que foi parado pelo goal-keeper, mas sendo ele charged pelo forward A. Procter, passou a linha do gol com a bola, o referee Tom Hellowell deu gol.

Continuaram a suceder-se rushes de ambos os teams, os do Andaraí atacando com vigor e fazendo alguns bonitos chutes, alguns bem parados pelo goal-keeper William Procter e pelos backs Hartley e Villas Boas. De um bonito rush pelos forwards do Bangu foi marcado o 2º gol, de um chute de Stark, e logo depois, registramos o 3º, por um chute de Donohoe, finalizando o primeiro half em favor do Bangu Athletic Club por 3 contra 0.

Quase no fim do 1º half, o half-back Rosemberg recebeu um pontapé, que o magoou bastante e obrigou-o a retirar-se do jogo, ficando o Bangu Athletic Club com 10 jogadores.

No 2º half, o Andaraí fez algumas modificações, passando Cross para o gol, Emery para half-back e Harrison para forward, mas pouco modificou a feição do jogo, continuando o Bangu Athletic Club a atacar sempre. O Andaraí jogou com tenacidade e firmeza, mas o Bangu continuou a fazer rushes, do que resultou mais três gols, todos marcados por Stark, que salientou-se durante este half, dando dribles e chutes com uma perfeição admirável, ajudado pelos seus companheiros de ataque.

O resultado final foi Bangu 6 x 0 Andaraí.

É justo salientar no team do Andaraí, o goal-keeper Emery e os half-backs Farrington e Harrison, todos porém, sem exceção, jogaram até o último minuto com coragem, sem desânimo.

Do lado do Bangu, todos jogaram muito bem, salientando-se o capitão Stark, que é um jogador de primeira ordem, o full-back Hartley e o half-back Hibbs, que jogaram admiravelmente.

Este match foi um bom ensaio para ambos os teams, que vão se encontrar brevemente, ou em Bangu ou em outro campo para jogar mais um match de football.

Assistiu um grande número de concorrentes, entre os quais notamos o sr. João Ferrer, Diretor da Fábrica Bangu, e sua exma. família; Dr. Oscar Borgerth, médico da Companhia e sua família; o sr. Bibiano, Diretor da Companhia América Fabril, a que pertence a Fábrica do Andaraí; a família Villas Boas e muitas outras dos sócios e residentes em Bangu, sendo muito felicitados ambos os teams.

É com prazer que registramos a fundação entre nós de mais um club de football, e desejamos que outros estabelecimentos fabris façam o mesmo, formando clubs atléticos, cujos exercícios a que se entrega a mocidade, concorrem para o desenvolvimento muscular dos seus associados.

     
Livros
 
Estatísticas
 
Jogos 4.157
Vitórias 1.731
Empates 990
Derrotas 1.436
Gols Pró 7.339
Gols Contra 6.366
Saldo de Gols 973
Artilheiros
 
Ladislau 229
Moacir Bueno 204
Nívio 152
Menezes 138
Zizinho 126
Luís Carlos 119
Paulo Borges 109
Décio Esteves 97
Arturzinho 93
Marinho 83