Sem medo de serem felizes
Embalados pela vitória do ex-metalúrgico Lula, treinadores de Bangu, Madureira, América e Olaria sonham roubar a cena dos grandes na festa do Estadual
Fonte: O Dia On Line, 18/01/2003
Repórter: José Luiz de Pinho

Para as platéias de Vasco, Flamengo, Fluminense e Botafogo, eles serão meros figurantes no espetáculo que promete ser o Campeonato Estadual. Mas, no embalo da vitória do modesto PT de Lula, os técnicos de Bangu, Olaria, América e Madureira querem roubar a cena e brilhar na competição mais charmosa do Brasil.
Tita, Sérgio Cosme, Alfredo Sampaio e Brasília sonham se consagrar no palco maior do futebol: o Maracanã. Apostam em seus elencos e tramam pregar uma peça nos 'medalhões'. O respeitável público aplaudirá Romário, Marcelinho, Marques, Petkovic, Felipe..., mas, se depender dos 'figurantes', também baterão palmas para astros emergentes.
"Nós merecemos, porque ralamos muito", disse Sérgio Cosme em nome dos técnicos.
As estratégias.
Campeão pela última vez em 60, o América comemora cem anos em 2004 e abre o show, hoje, em São Januário, contra o Vasco dos ases Petkovic, Marcelinho, Marques e Valdir.
"A tabela foi perversa para o América, mas nos servirá de combustível. A torcida está carente de títulos e o clube voltará a ocupar espaço de destaque no futebol. O Vasco vai querer decidir o jogo no primeiro tempo.
Eles (os ases) não devem jogar 90 minutos. Com a torcida contra, vamos dosar ousadia e cautela", avisa Alfredo, 44 anos, que terá Jorge Luís, mas não contará com Wagner no gol.
O Olaria, que Sérgio Cosme batizou de 'Azulão do Rio', numa alusão ao São Caetano, vai às Laranjeiras amanhã, encarar o Fluminense de Romário. Mas o técnico avisa.
"O maior reforço do Olaria é a manutenção do elenco. Estamos juntos há cinco meses e invictos há 23 jogos. E essa invencibilidade não veio por acaso, não. É bom respeitarem", adverte o técnico de 50 anos, sem medo do Baixinho.
"Não estou preocupado com Romário. Vamos jogar sem medo de errar e em busca da vaga nas finais", avisa, confirmando o time com Cássio, Daniel, Juliano e Santiago; André Ladaga, Magrão, Carlos Alberto, Marcinho e Arinélson; Boiadeiro e Danilo.
Tita revela o Bangu de 2003, que pega o Botafogo, amanhã, em Moça Bonita.
"O Bangu terá a cara do Tita: será lutador, guerreiro. Vai atacar e defender com a mesma eficiência, como manda o futebol. Temos uma garotada boa, média de 23 anos, e vamos fazer um bom campeonato", afirma Mílton Queiroz da Paixão, o Tita, de 44 anos.
Campeão em 33 e 66, o Bangu vem com Brás, China, Fábio Terra, Naílton e Artur; Helder, Beto, Luís Renato e Léo; Fabiano e João Rodrigo.
Já o Madureira do ex-zagueiro Brasília e dos ex-vascaínos Pimentel, Haroldo e Sorato, sonha com o título inédito.
"Minha equipe será audaciosa e competitiva. Nada de retranca. Vamos nos defender e sair para o jogo", avisa Brasília, de 39 anos, o 'caçula' dos técnicos e discípulo de Jair Pereira e Abel Braga.
O time terá Cléber, Pimentel, Paulo César, Ânderson do Ó e Pará; Da Silva, Haroldo, Adriano e Daniel; Sorato e Josafá.