Bangu Atlético Clube: sua história e suas glórias

Recordar é viver...

Heróis de 60 e 66, Calazans e Ubirajara Mota vêem o duelo e lembram de glórias passadas

Fonte: Lance!, 02/10/2003
DUPLA DE RESPEITO - Heróis nos anos 60, Ubirajara Mota e Calazans recebem aplausos das torcidas em Moça Bonita
DUPLA DE RESPEITO - Heróis nos anos 60, Ubirajara Mota e Calazans recebem aplausos das torcidas em Moça Bonita

Foi como entrar no túnel do tempo em busca de uma gloriosa época que tão cedo parece que não voltará. A convite do LANCE!, os ex-jogadores Calazans, campeão em 60, pelo América, e Ubirajara Mota, pelo Bangu em 66, voltaram a Moça Bonita para assistir ao duelo entre as duas outroras tradicionais equipes, vencido pelo América por 2 a 1.

Desconhecida para os mais jovens na entrada, a dupla logo foi saudada por antigos torcedores que viram o último título dos dois clubes. "Entra na ponta, Calaza!", gritavam os americanos. "Volta para o gol, Bira!", pediam os bangüenses.

- No meu tempo, esses daí não jogariam nem no juvenil - reclama Calazans.

Ambos começaram juntos nos juvenil do Bangu, em que foram bi-campeões em 52 e 53. Do Estadual de 1960, conquistado pelo América, Calazans recorda do gol que marcou no penúltimo jogo, o terceiro do empate de 3 a 3 com o Botafogo.

- O Didi disse que seria impossível vencer a gente naquele ano.

A decisão de 1966 entre Bangu e Flamengo terminou aos 25 minutos do segundo tempo, após confusão generalizada provocada por Almir. Até eu, que já tinha ganho o Belfort Duarte por disciplina, fui expulso - afirmou o ex-goleiro Ubirajara.