Estádios que o tempo levou
Principais clubes de futebol do Rio começaram suas histórias em campos que não existem mais
Fonte: Jornal dos Sports, 15/01/2006
Repórter: Sérgio Mello
Começo do Século XX foi o período do surgimento do futebol no Brasil, principalmente no Rio de Janeiro, onde havia diversos estádios, que hoje não existem mais. Afinal, os primeiros campos onde jogadores de América, Bangu, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco começaram a dar vida ao esporte mais popular do país não são os mesmos dos dias de hoje.
O Flamengo atuava na Rua Paissandu, o Fluminense na Rua Guanabara, o Botafogo, na Rua Voluntários da Pátria, o Vasco, jogava na Morais e Silva, o América, na Campos Sales, e o Bangu, mandava seus jogos na Rua Ferrer.
O palco onde se realizavam os jogos no Rio de Janeiro em nada se parece com os estádios que estamos acostumados a assistir, como um Maracanã, Morumbi, Mineirão, Beira-Rio, Fonte Nova ou Serra Dourada. Naquela época, a diferença era absurda se comparado aos dias atuais.
Um bom exemplo é a capacidade dos estádios, em que nada se parecem com as grandes Arenas de hoje, com 70, 80, 90 mil lugares. Para se ter uma idéia, o estádio do Fluminense, o maior do estado no começo do Século XX, tinha 8 mil lugares, abrigando, inclusive, jogos internacionais da Seleção Brasileira.
Na sua grande maioria, os estádios possuíam modestas arquibancadas. Apenas um cercado costumava separar o campo dos torcedores e só. Nos demais campos, sequer havia assentos. Os torcedores assistiam aos jogos em pé, encostados no cercado.
BANGU


Fundado em 1904, o primeiro campo do alvirrubro foi na Rua Estevão, nº 12, que mais tarde passou a se chamar Rua Ferrer e atualmente é conhecida como Avenida Cônego de Vasconcelos. O time era formado basicamente por operários da Fábrica Bangu.
Por esta razão, o estádio estava situado ao lado da Fábrica, na altura do Calçadão (1906), onde a equipe mandou os seus jogos até os anos 40. Em 17 de novembro de 1947, o Bangu inaugurou o Estádio Proletário Guilherme da Silveira, também conhecido como Moça Bonita.
Observações do Pesquisador do Bangu, Carlos Molinari, sobre o texto acima: "O campo da Rua Ferrer não foi fundado em 1904 e sim em 1906. Na Rua Estevão nº 12 era a casa do John Stark, onde o clube foi fundado. E por fim, Moça Bonita foi fundada em 15 de novembro de 1947 e não no dia 17".